Projeto, que vinha sendo ventilado desde 2020 com aplicação prevista para 2025, prometia ser o ponto final da atual era de publicidade digital
O Google anunciou, no início desta semana, que não dará sequência ao projeto de descontinuação do uso de cookies de terceiros no Chrome. A empresa justificou a mudança de planos dizendo que a transição exige um trabalho significativo por parte de muitos participantes e terá um impacto nos publishers, nos anunciantes e em todos os envolvidos na publicidade online.
Agora, a empresa pretende adotar uma nova abordagem, menos invasiva, em relação aos dados. Para isso, a big tech planeja dar aos usuários o poder de decisão, permitindo que os internautas possam fazer escolhas informadas sobre sua navegação na internet e escolher quais informações desejam compartilhar durante as sessões online.
A forma como isso será feito, no entanto, permanece oculta. A empresa se limitou a dizer que está em contato com reguladores para discutir abordagens apropriadas ao novo plano de ação. Para Roy Yanay, VP de produto da AppsFlyer, a declaração do Google de que dará aos usuários a escolha sobre o consentimento é vaga e levanta uma questão muito importante: os usuários precisarão optar por participar ou optar por não participar?
O executivo explica que quando a Apple adotou uma ação parecida, em 2021, dando aos usuários a escolha de optar por participar em vez de optar por não participar, o número de internautas ‘rastreáveis’ caiu de 85% para 20%.
Embora o futuro da privacidade no ecossistema Google ainda seja incerto, Yanay prevê uma tentativa por parte da corporação de fornecer uma melhor tecnologia de preservação da privacidade do usuário final, enquanto mantém a eficácia dos anúncios.
Dessa forma, projeta o VP, o Google poderá trazer mais players para o Privacy Sandbox, alcançando liquidez de mercado neste ambiente e ganhando espaço para, finalmente, descontinuar completamente os cookies de terceiros.