Marketing Humanizado: o que você faz para que seu cliente se sinta especial?

Ao começar este texto, proponho a todos os leitores, do outro lado da tela, algumas reflexões: enquanto consumidores, o que faz com que vocês desejem comprar um produto ou usufruir de um serviço? Por si só, a garantia de qualidade é suficiente para despertar esse desejo?

De imediato, muitos consumidores poderiam dizer que sim. Mas, na verdade, os profissionais de marketing reconhecem que há muitos outros fatores capazes de influenciar a decisão de compra e a fidelização a uma marca.

A percepção de que os consumidores são impactados de maneira diferentes por uma mesma campanha ajudou a impulsionar o chamado marketing humanizado. O que você conhece sobre essa estratégia? Continue a leitura e aprenda como aplicá-la ao seu negócio!

Quais os princípios do marketing humanizado?

As pessoas mantêm o hábito de adaptar sua linguagem ao ambiente em que se encontram: você não fala da mesma maneira em uma reunião de trabalho com a sua equipe e em um happy hour com os amigos. Afinal de contas, as pessoas e contextos são diferentes.

Fazendo uma analogia, esse mesmo princípio é o ponto de partida do marketing humanizado: uma estratégia eficaz para determinado cliente não necessariamente surtirá o mesmo efeito com todos os outros.

Essa é uma abordagem que ganha cada vez mais força em uma época onde os consumidores são reconhecidos por seu alto nível de exigência. Mais do que isso, quem compra quer se sentir valorizado.

Na direção oposta à das campanhas em massa – quem nunca deletou e-mails sem nem mesmo abri-los? – o desafio é oferecer um tratamento diferenciado ao seu lead: muito além de uma mera estatística, o consumidor é um indivíduo, cujas escolhas são frutos de experiências únicas.

Essa mudança de percepção exige que as empresas reposicionem suas estratégias: o maior desafio é demonstrar empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, solidarizando-se as suas dores, aflições, necessidades e desejos. Mas será que você está fazendo isso do jeito certo?

Marketing Humanizado e People Marketing possuem o mesmo significado?

Nos últimos anos, a expressão “People Marketing” tem ganhado destaque. Como a própria tradução dá a entender, trata-se da prática de colocar as pessoas no centro de sua estratégia. Especialistas defendem que esse conceito é uma evolução do marketing humanizado.

Aqui, a chamada inteligência artificial continua sendo importante para a obtenção de dados sobre o público. Dessa maneira, busca-se desvendar os hábitos de consumo dos clientes. O diferencial, no entanto, está na leitura que se faz dessas informações e como elas serão efetivamente utilizadas.

A proposta é abandonar a generalização e investir na comunicação personalizada. Na prática, o People Marketing envolve a criação de uma mensagem, que seja realmente relevante, a ponto de sensibilizar o consumidor a não descartá-la.

Dessa maneira, mais do que uma venda isolada, o propósito é estreitar o vínculo entre cliente e a marca, dando a impressão de que a campanha foi criada exclusivamente para ele.

O que você precisa entender para criar uma campanha humanizada?

Criar a mensagem certa e enviá-la no momento mais adequado é apenas uma das etapas desse processo. O primeiro passo é entender quem é esse consumidor, afinal de contas, é preciso saber com quem você está falando.

Uma maneira de se conseguir mais informações é possibilitar ao usuário a possibilidade de se cadastrar em seu site com o seu perfil nas redes sociais. Além de agilizar esse processo – muitos usuários podem se sentir desmotivados ao se deparar com um longo questionário – a vinculação com o perfil permite que a marca tenha acesso a dados como nome, e-mail e localização.

Em seguida, é preciso descobrir o que exatamente esse usuário deseja. Para conhecer as preferências de cada pessoa, as ferramentas inteligentes já conseguem monitorar o comportamento dos usuários, a partir de seu histórico de pesquisas e de sites que ele visita.

A medida que o processo de engajamento acontece, a tendência é que o consumidor forneça outros dados, que podem ajudar a tornar a comunicação ainda mais pessoal.

Se você já constatou que seu cliente busca por um sapato, deve sugerir também o modelo que mais combine com a sua personalidade – e que não necessariamente é um produto que ele já tenha visto antes. Para chegar a indicação ideal, é importante que os algoritmos sejam absolutamente precisos ao cruzar dados.

Tenha em mente que, no People Marketing, não basta saber o que oferecer. É preciso planejar também a melhor abordagem. Para torná-la mais eficaz, o ideal é adotar uma linguagem amigável, para fazer parecer uma recomendação.

Como o storytelling se encaixa nessa estratégia?

Pare para pensar por um instante: qual a melhor maneira de conquistar a atenção de uma pessoa? De imediato, podem ser listadas inúmeras outras estratégias, mas uma das mais eficazes é o ato de contar uma boa história.

Em marketing, essa estratégia é denominada Storytelling, e visa reproduzir, com a ajuda de recursos audiovisuais, uma história que seja relevante ao consumidor a ponto de tornar-se marcante.

Uma das maneiras de se alcançar esse objetivo é despertar a memória afetiva, acionando boas lembranças relacionadas a experiências anteriores. Ou então mostrar casos de pessoas que, por meio dos produtos ou serviços de sua empresa, conseguiram realizar um sonho ou resolver um problema.

Um dos casos mais clássicos e bem-sucedidos dessa estratégia é uma dramatização feita pela operadora Vivo a partir da letra de Eduardo e Mônica, canção da banda Legião Urbana.

Que outras estratégias podem ser utilizadas?

As redes sociais também são um excelente instrumento para potencializar as ações de marketing humanizado. As manifestações espontâneas de clientes podem se converter em oportunidades.

Em meio aos diversos posts com pedidos por chocolate feitos no período que antecede a Páscoa, uma determinada marca pode selecionar alguns consumidores e presenteá-los com Kits de produtos, especialmente se a pessoa em questão já teceu comentários positivos ou pediu por um chocolate específico.

A mesma sensibilidade vale para o tratamento dado às manifestações recebidas pela central de atendimento ao consumidor. Quem parece dar aula de Marketing Humanizado é a Nubank, administradora de cartões de crédito.

Em um de seus episódios mais famosos, um cliente solicitou à empresa uma segunda via de seu cartão. O primeiro havia sido comido pelo seu cachorro. A empresa não apenas atendeu ao pedido, como enviou um brinquedo de morder para distrair o pet.

Junto com o brinde e o novo cartão, um bilhete para lá de simpático, escrito a mão e assinado por um de seus funcionários.  Dizia um trecho do texto. “Infelizmente, não temos um cartão comestível, mas, como você disse que a cor roxa é sedutora, achei que a Belinha adoraria um brinquedo da mesma cor. Ela poderá mordê-lo muito e terá comidinhas de brinde – que você poderá colocar dentro dele.”

A atitude da empresa não apenas viralizou nas redes sociais, como também gerou divulgação espontânea em importantes veículos, como Estadão e Exame.

Depois de ler esse post, nós reforçamos a pergunta-título, o que você está fazendo para que seu cliente se sinta especial? Investir em marketing humanizado é uma das maneiras de se alcançar esse objetivo.

Até a próxima!

52 comentários sobre “Marketing Humanizado: o que você faz para que seu cliente se sinta especial?

  1. I just couldn’t depart your web site before suggesting that I really enjoyed the standard info a person provide for your visitors? Is going to be back often in order to check up on new posts

  2. Hey! Quick question that’s totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My weblog looks weird when browsing from my apple iphone. I’m trying to find a template or plugin that might be able to fix this issue. If you have any recommendations, please share. Appreciate it!

  3. amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  4. The root of your writing while appearing reasonable at first, did not sit very well with me after some time. Somewhere throughout the sentences you managed to make me a believer unfortunately just for a short while. I however have a problem with your jumps in logic and one would do well to help fill in all those gaps. In the event that you actually can accomplish that, I could undoubtedly end up being fascinated.

  5. I simply desired to thank you very much all over again. I am not sure the things I would’ve handled without these tips and hints provided by you over that area of interest. It became a very frightful crisis in my circumstances, however , seeing a new expert avenue you managed it made me to leap for happiness. I will be thankful for the guidance and thus wish you know what an amazing job you happen to be getting into teaching others through your web site. Most likely you haven’t got to know all of us.

  6. I just like the helpful information you supply for your articles. I’ll bookmark your blog and take a look at again right here frequently. I am relatively certain I will learn plenty of new stuff proper right here! Good luck for the next!

  7. Does your blog have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like to shoot you an email. I’ve got some ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it improve over time.

  8. I have been surfing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. Personally, if all website owners and bloggers made good content as you did, the web will be much more useful than ever before.

  9. Excellent website you have here but I was curious about if you knew of any message boards that cover the same topics talked about in this article? I’d really like to be a part of group where I can get feed-back from other experienced people that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Thanks!

  10. Pretty part of content. I just stumbled upon your website and in accession capital to assert that I get in fact loved account your weblog posts. Any way I’ll be subscribing in your feeds and even I achievement you access persistently rapidly.

  11. There are certainly a number of particulars like that to take into consideration. That is a great level to carry up. I supply the ideas above as normal inspiration however clearly there are questions just like the one you convey up where a very powerful thing might be working in trustworthy good faith. I don?t know if best practices have emerged around issues like that, but I’m certain that your job is clearly identified as a good game. Each boys and girls feel the affect of only a moment’s pleasure, for the remainder of their lives.

  12. Hey very cool web site!! Man .. Excellent .. Amazing .. I will bookmark your web site and take the feeds also…I’m happy to find a lot of useful info here in the post, we need develop more strategies in this regard, thanks for sharing. . . . . .

  13. Do you have a spam problem on this website; I also am a blogger, and I was wanting to know your situation; we have developed some nice practices and we are looking to exchange solutions with others, why not shoot me an e-mail if interested.

  14. Hi there! This post couldn’t be written any better! Reading through this post reminds me of my previous room mate! He always kept talking about this. I will forward this article to him. Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!

  15. Thank you for another great post. Where else could anyone get that kind of info in such a perfect way of writing? I’ve a presentation next week, and I’m on the look for such information.

  16. Do you mind if I quote a couple of your posts as long as I provide credit and sources back to your webpage? My website is in the exact same niche as yours and my users would truly benefit from a lot of the information you present here. Please let me know if this okay with you. Regards!

  17. What¦s Going down i’m new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely useful and it has helped me out loads. I’m hoping to give a contribution & help different users like its aided me. Great job.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *