Reels, Inteligência Artificial e Mensageria serão elementos ainda mais importantes para o Marketing neste ano
Para a Meta, controladora de redes sociais como o WhatsApp e o Instagram, 2024 deverá ser um ano de evoluções que se estenderão à mensageria de negócios, aos conteúdos em vídeo e às ferramentas baseadas em Inteligência Artificial. Estas tendências são corroboradas pela pesquisa “Estudo da Meta sobre Expectativas 2024”, encomendado pela empresa à Offerwise.
Dados do estudo apontam que 73% dos brasileiros acreditam ter sido impactados por novas tecnologias em seu cotidiano em 2023. Uma parcela semelhante (74%) creem que a situação econômica do país deve melhorar nos próximos seis meses e 52% afirmaram acreditar que 2024 será um ano economicamente melhor do que foi 2023 – o que pode oferecer boas oportunidades às marcas que souberem utilizar a tecnologia para se aproximar do consumidor.
A pesquisa destaca, também, que o Omnichannel moldará o cenário do mercado e do Marketing ao longo do ano. A prática é uma demanda dos consumidores brasileiros: 58% dos entrevistados pesquisam e compram online, enquanto 15% pesquisam e compram em loja física.
Pensando neste cenário, a Meta dividiu os insights obtidos com a pesquisa em três eixos.
Os Reels transformam atenção em ação
Mais de dois terços dos entrevistados compraram um produto ou serviço depois de assistir a Reels e quase metade deles enviaram mensagens à empresa após o vídeo. Não por acaso, 67% dos respondentes acreditam que o Facebook e o Instagram ajudam a descobrir novas marcas com as quais se identificam.
Adicionalmente, as redes da Meta têm se provado úteis às estratégias de Marketing de Influência. 64% dos entrevistados disseram seguir e consumir conteúdos de criadores/influenciadores nas plataformas da empresa e 63% afirmaram já ter comprado algum produto com base na recomendação de um creator.
Finalmente, 56% declaram que, depois de ver uma publi com criadores/influenciadores, sentem vontade de saber mais sobre o produto ou serviço divulgado, sendo que 47% pensam em transformar a curiosidade em aquisição.
IA como elemento fundamental para empresas e consumidores
72% dos consumidores entrevistados dizem que já compraram a partir de um anúncio personalizado, enquanto 56% afirmam que o uso da Inteligência Artificial irá melhorar suas experiências de compras em 2024.
A dualidade de benefícios que se estendem à empresas e consumidores passa pelo potencial da IA em ajudar os empreendimentos a criar e dimensionar anúncios com mais rapidez e eficácia, bem como promover mais personalização e contato com novos produtos.
Mensagens ajudarão as empresas a ir além
61% dos entrevistados acreditam que compras via WhatsApp ou redes sociais tornam a vida mais cômoda. Em função disso, mais de 40% dos anunciantes do país já usam anúncios com clique para mensagens.
Mais do que comprar por aplicativos de mensagem, os brasileiros querem ser ouvidos. 83% dos adultos online no país dizem que querem se comunicar com as empresas da mesma forma como se comunicam com amigos e familiares por meio da mensageria.