Long tail e head tail: quais as diferenças entre essas palavras-chave?

Você sabe o que significam as palavras-chave long tail e head tail? As long, ou longas, são termos mais específicos, que usam um volume maior de palavras. Já as head, ou cabeça, são mais curtas e não tão específicas. Conhecer essa diferença é crucial para qualquer profissional de e-commerce, pois ela pode fazer uma grande diferença ao impulsionar suas vendas.

Se você é iniciante no assunto, pode encontrar dificuldade em diferenciar esses termos. Porém, ambos são interessantes para atrair mais tráfego para seu e-commerce. Então, continue lendo este post, pois apresentaremos as diferenças entre long tail e head tail, quais são suas aplicações no e-commerce e SEO, além de ferramentas para ajudar a encontrar palavras-chave.

Quais são as principais diferenças entre as palavras-chave long tail e head tail?

Com o conceito claro, fica mais simples entender as implicações da diferença entre as palavras-chave long tail e head tail. Para colocar a sua estratégia de e-commerce na prática, o ideal é trazer um equilíbrio entre essas palavras, visto que cada uma delas tem suas vantagens específicas. As long tail trazem tráfego mais qualificado, com menor competição e investimento mais baixo, por exemplo. Então, vamos às diferenças.

O tamanho

Como o nome indica, uma das maiores diferenças entre essas palavras-chave é o seu tamanho. As long são mais longas e as head são mais curtas. Para ajudar você a entender melhor, veja um exemplo em um e-commerce de tênis: uma palavra head tail é simplesmente “tênis”; já um exemplo de palavra long tail é “comprar tênis para trilha”.

A intenção do usuário

O exemplo acima é ótimo para explicar o próximo ponto, que é a intenção do usuário. Na palavra-chave head tail, geralmente, é impossível saber o que ele quer. Quando ele procura “tênis”, ele quer comprar tênis? Quer conhecer sobre os modelos de tênis? Ou está procurando pelo esporte tênis?

Por outro lado, se o usuário procura “comprar tênis para trilha”, o termo long tail deixa clara sua intenção. Essa distinção é uma das mais interessantes na diferença entre long tail e head tail, e dominar essa diferença pode ser ótimo para atrair o público mais qualificado. Se você tem um e-commerce de tênis para trilha, qual usuário você mais quer atrair?

As buscas e a concorrência

Outra diferença entre long tail e head tail é o volume de buscas. É relativamente óbvio, já que os termos head tail tendem a ser muito mais procurados do que os termos long tail. Naturalmente, pode parecer que o ideal é rankear para essas palavras, mas não é tão simples assim. Essa característica tem diversas implicações bem interessantes, como veremos a seguir.

Uma das maiores é a diferença na concorrência entre essas palavras chave. Existem muito mais pessoas ranqueando para “tênis” do que para a outra opção. Essa é uma característica intrínseca das palavras-chave head tail, já que elas são mais genéricas, o que significa que tem muita gente que acaba ranqueando para elas mesmo sem querer.

Aplicando no e-commerce, a busca por rankear por palavras-chave long tail não é tão grande. Afinal, como vimos acima, existe pouca gente procurando. Os grandes varejistas podem não prestar tanta atenção em palavras-chave long tail, afinal, eles têm milhões de palavras para rankear. Por conta disso, o custo de palavras-chave long tail é menor.

O impacto no SEO e o potencial de cada tipo de palavra

A intenção do usuário e a concorrência trazem uma grande diferença no impacto no SEO e no potencial de cada palavra. Por exemplo, você mesmo pode fazer esse experimento ao digitar as palavras-chave do exemplo no Google. Para tênis, o resultado são grandes empresas do varejo. Para comprar tênis para trilha, já aparecem empresas especializadas nesse tipo de produto.

Percebeu a diferença? Com um bom trabalho de SEO em palavras-chave de long tail, pequenos varejistas conseguem competir com os grandes, já que eles não estão preocupados com essa palavra. Além disso, os termos long tail têm potencial de serem mais eficientes, já que quem procura tem um objetivo bem claro.

Por outro lado, é um pouco mais difícil fazer SEO com palavras long tail, já que é mais difícil encaixá-las naturalmente nos conteúdos. Ainda assim, pode valer muito a pena por todos os motivos que já destacamos. Uma boa dica é usar as ferramentas abaixo não somente para ter ideias de palavras-chave, mas também para entender como encaixá-las nos seus conteúdos.

Como encontrar as palavras-chave ideais?

Esse também é um grande desafio que, felizmente, é mais simples do que entender a diferença entre long tail e head tail. O motivo é que existem diversas ferramentas, ótimas para analisar palavras-chave. O ideal é que você conheça várias delas para escolher a que te atende melhor. Entre as principais, estão:

  • Keyword Planner: faz parte das ferramentas do Google Ads, permitindo que você tire ideias de palavra-chave;
  • Keyword tool: uma vantagem dessa ferramenta é trazer palavras-chave para canais diferentes, como Bing, Amazon, YouTube e até mesmo Play Store;
  • SEMrush: uma das ferramentas mais completas de marketing digital no mercado, é bastante completa na organização de palavras-chave;
  • Keyword Explorer: outra ótima ferramenta bem completa e feita pela Moz para você encontrar palavras-chave;
  • Ubersuggest: essa é uma ferramenta feita por Neil Patel, um dos gurus de marketing do mundo e também é bem completa;
  • Google Trends: como o nome indica, essa ferramenta ajuda a pesquisar tendências do que as pessoas procuram, ajudando você a encontrar palavras-chave;
  • Answer The Public: ótima ferramenta para descobrir o que o público está procurando. Você digita uma palavra-chave ele traz as principais perguntas feitas em torno do assunto.

Se você quer usar algo mais simples, o próprio Google pode ajudar. Você pode digitar sua palavra-chave principal e buscar. Lá embaixo da página, você encontra variações das principais pesquisas relevantes a essa palavra-chave. É uma forma muito simples de já conseguir palavras-chave long tail.

Para qualquer campanha, trazer um equilíbrio entre long tail e head tail é essencial. As mais longas, como vimos, têm um potencial de trazer público mais qualificado, por um custo menor. Por outro lado, seu poder de alcance é baixo, o que significa que sua campanha pode ser limitada. Portanto, o ideal é fazer uma combinação estratégica.

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