6 passos para implementar a Transformação Digital na sua Empresa

Conheça abaixo algumas etapas e pontos importantes a serem considerados antes de introduzir a transformação digital no seu negócio

Chegou a hora de falarmos sobre os passos para entrar na era da Transformação Digital e aplicar todos as mudanças na sua empresa.

O que fazer primeiro? Contratar uma empresa para terceirizar o processo ou fazer internamente? Capacitar os profissionais ou contratar novos? Melhorar o quê, quando e como?

Sabemos que as dúvidas são muitas. Para facilitar, levantamos alguns pontos que precisam ser os primeiros a serem analisados quando começa-se a cogitar a entrada na era da transformação digital.

1. Lembre-se: o foco é o cliente

Em primeiro lugar, é importante pensar em quem é o foco dessa nova fase, o motivo dessas mudanças: o cliente. Como é que a transformação digital poderia melhorar seu produto ou elevar a experiência do cliente ao adquiri-lo? Planejar o Sucesso do Cliente é a melhor estratégia sempre.

Nessa fase é importante considerar quais os benefícios essa transformação poderá trazer para o seu produto, fazendo com que o cliente possa perceber mais valor na sua marca. Poderá entregar mais rápido? Oferecer um preço melhor? Ser mais ágil ao apresentar as novidades ao mercado?

Levantamos esse ponto porque muitas vezes a empresa encara a transformação digital como uma simples implantação de software, mas é muito mais do que isso. É uma ferramenta para otimizar seus processos e desta forma tornar sua empresa mais competitiva – seja em preço, qualidade ou valor agregado.

2. Atenção à fase de transição

A principal vantagem apontada pelos especialistas a respeito da transformação digital nas empresas é a automatização dos processos – tanto internamente, quanto externamente, no relacionamento com fornecedores e parceiros. Tal mudança traz mais agilidade nas entregas e aumenta a produtividade da equipe, que ganha mais tempo livre para tratar de outros assuntos que exigem mais criatividade e estratégia.

Por isso é importante avaliar o que poderia ser feito diferente dentro de cada setor, para assim já haver uma expectativa em relação à mudança, um norte de ideal para buscar e orientações para passar à equipe que irá materializar a transformação digital no seu negócio.

O ideal é trazer o assunto para a pauta e eleger em todos os setores um representante, que organizará encontros/reuniões e aplicará os métodos necessários para junto à equipe determinar quais mudanças seriam interessantes na sua rotina e que poderiam ser auxiliadas pela tecnologia.

Não incluir os colaboradores na mudança pode gerar antipatia em relação à mudança e consequente resistência no momento da adesão, o que acaba sendo absolutamente contraproducente para todos os envolvido. Além disso, iniciar o movimento isoladamente envolve o grande risco de ignorar insights valiosos que só quem vive o dia a dia de uma determinada função consegue trazer à tona para fazer seu trabalho apresentar melhores resultados.

3. Revisite a cultura da empresa

Uma transformação digital pode ter um impacto muito menor do que o esperado se a cultura da empresa não mudar no sentido de abraçar a mudança. Isso porque a transformação, apesar de no nome ser apenas digital, envolve alteração de rotinas, cargos, espaços e, principalmente, mentalidade de todos os envolvidos.

Por isso é que é importante considerar um período para realização de uma preparação interna da equipe. Um trabalho que ofereça todas as informações e esclareça as dúvidas necessárias para que os colaboradores estejam receptivos à nova fase, cientes de que agregará não só à empresa mas às suas carreiras – dentro ou fora da corporação.

4. Faça da transformação digital uma transformação de pessoas

Um dos primeiros reflexos de um empresário ao tomar conhecimento do impacto que a transformação digital terá sobre o seu negócio, é considerar a substituição da equipe. Isso porque haverá um intervalo em que os profissionais precisarão se alinhar à nova realidade – quando não envolve a extinção de alguns cargos e a criação de novos.

Porém, o que muitos não consideram é que esses novos profissionais não entendem tanto do produto quanto os que atualmente já vivem o dia a dia da empresa. Ao serem questionados, muitos desses colaboradores entendem a necessidade de adequação aos novos modelos de negócios e tem interesse tanto para crescerem junto com a empresa quanto para impulsionar suas carreiras individualmente.

Por isso, uma atitude acertada é investir na capacitação dos profissionais que já integram a equipe.Tomar decisões nesse sentido não só torna a transição menos traumática para a empresa, como engaja e motiva a equipe por se sentir protagonista da nova fase.

5. Pratique o desapego

Não há como programar e promover uma mudança sem realmente mudar de fato. Apesar de a frase parecer redundante, descreve com profunda fidelidade o pensamento de muitos empresários quando se fala em transformação digital. Para uma parcela considerável, a mudança alterará apenas os processos, o que automaticamente melhorará a produtividade e os resultados da empresa. O que não é de todo equivocado, pois a nova fase trata-se disso também – e não apenas.

Voltar sua empresa para um mercado em que os consumidores estão cada vez mais inseridos no universo digital da internet das coisas –  com destaque para os dispositivos móveis – e consequentemente exigindo essa inovação pode trazer resultados inesperados para o seu negócio. Um deles é perceber que seu produto também precisa ser transformado.

A questão é que não é possível manter-se apegados a antigos modelos num mercado em que os consumidores e o mercado mudam constantemente. Ficar parado no tempo aqui, ainda que por muito pouco tempo, pode ser fatal para o seu negócio.

A política mais segura a ser adotada, pasmem, é a de que arriscar é mais válido do que errar e a segurança e estabilidade para a ser a zona de perigo para sua empresa. Tome-se como exemplo empresas como a Amazon, em que no processo de transformação digital, passou por períodos de canibalismo, em que a venda de livros digitais colocava em cheque o mercado de livros físicos, que até então era sua maior fonte de renda. Vale lembrar de que apesar de ter sido condenada por muitos, hoje a empresa é referência quando se fala de inovação.

Por isso, não se apegue a ideias, processos, produtos, projetos, pois tudo pode mudar a qualquer momento. E esta, a partir de agora, deve ser a sua zona de conforto.

6. Na hora H

Ao se levantar o tema de transformação digital, é natural que se pense automaticamente no departamento de TI para cuidar da instauração da mudança. Porém, se o seu negócio não é do ramo de tecnologia, a recomendação é terceirizar a etapa – e principalmente, eleger uma empresa que tenha conhecimento do seu ramo de negócios.

Aí sim você poderá ter confiança de que o processo está sendo realizado por uma equipe capacitada para a tarefa – e também capacitando seu TI para a manutenção das mudanças daqui por diante.

Outra mudança de mindset a ser considerada é entender a nova posição estratégica do departamento de TI dentro das corporações: com a transformação digital, ele passa a ser o centro de inovação da empresa. É ali que muitas soluções serão criadas e onde muitos problemas serão solucionados.

Após atentar a estes pontos e considerar todas as mudanças de visão e administração que uma transformação digital exige, sua empresa está pronta para a nova fase. Com certeza novos desafios surgirão para botar à prova a sobrevivência da sua empresa. Mas a grande diferença é que a partir da conclusão desse processo sua empresa estará pronta para todos eles.

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2 comentários sobre “6 passos para implementar a Transformação Digital na sua Empresa

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