O setor imobiliário tem apresentado um alto crescimento nos últimos tempos. Contudo, a concorrência na área se tornou bem acirrada. Nesse cenário, a conquista de clientes interessados em adquirir ou vender imóveis nem sempre é uma tarefa fácil.
Diante desse contexto, o marketing digital ganha cada vez mais importância nesse setor, como uma estratégia fundamental para alcançar maior visibilidade perante o público e obter um número maior de conversão de leads para as imobiliárias.
Neste post, você vai conhecer algumas estratégias de como aumentar a conversão de leads com qualidade e mais rapidamente e, assim, conseguir fechar novas negociações através de 3 ferramentas do marketing. Acompanhe a leitura!
A importância da conversão de leads para as imobiliárias
O lead corresponde ao cliente em potencial, ou seja, é a persona que tem chances de despertar interesse no produto/serviço e ser conquistada pelo seu negócio. Nesse sentido, a conversão de leads é uma das etapas finais da jornada de atração do cliente.
A conversão de leads é considerada como uma das fases mais complicadas de serem alcançadas dentro do funil de vendas, principalmente quando se trata do setor imobiliário.
O maior obstáculo costuma estar nas muitas exigências burocráticas, na falta de conhecimentos sobre o mercado e na ausência de um profissional especializado no ramo. De qualquer forma, é possível mudar essa situação e aumentar o índice de conversão dos leads com alguns recursos; confira!
Estratégias que auxiliam na conversão de leads
As imobiliárias que têm presença digital apresentam maiores oportunidades de crescer no mercado. Afinal, a internet é um espaço imenso onde se concentra grande parte do público. Logo, o universo online se tornou o melhor ambiente para investir na comunicação e aproximar o vínculo entre a empresa e o público.
Por isso, nada mais válido do que aplicar técnicas eficientes para conquistar o público, não é mesmo? Conheça, a seguir, 3 ferramentas para aumentar a conversão de leads nas imobiliárias.
1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das ações mais eficientes para gerar e converter leads de qualidade. Além de ser uma forma de melhorar a reputação e a imagem da imobiliária perante o mercado, também estreita seu relacionamento com os clientes.
Essa estratégia consiste em oferecer conteúdos com informações úteis, relevantes e importantes para o lead. Ao disponibilizar materiais de qualidade, elucidar dúvidas e trazer dados significativos para a persona, você demonstra que domina os conhecimentos sobre o setor imobiliário e passa a ganhar mais respeito e consideração do público — que começa a vê-lo como uma autoridade no assunto.
De acordo com os resultados do Content Trends 2019, cerca de 67,3% das empresas brasileiras adotam o Marketing de Conteúdo, sendo que 85,8% das que ainda não adotam apresentam a pretensão de utilizar.
Ainda segundo a pesquisa, os negócios que adotam essa estratégia apresentam em média 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads do que os negócios que não adotam a mesma prática.
Mas não se apresse em utilizar essa ferramenta, o ideal é fazer um planejamento de marketing de conteúdo, com foco em atender as perspectivas e suprir as necessidades do lead. Você pode criar um calendário editorial e organizar o tipo de conteúdo que será publicado a cada dia. Disponibilize postagens com uma boa frequência para que elas tenham um alcance maior.
Essa estratégia pode contribuir diretamente para que o cliente tome a decisão final de optar pelo fechamento da compra. O recomendado é trazer informações relevantes e abordar as principais dúvidas sobre o mercado imobiliário, como:
- as tendências do mercado;
- as tecnologias e características mais desejadas pelos interessados em adquirir imóveis;
- a documentação exigida para a locação ou a compra e venda de um imóvel;
- como funciona o financiamento, etc.
2. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das ferramentas do inbound marketing cujo objetivo é alimentar o fluxo de nutrição. Esse procedimento consiste na elaboração e no disparo de mensagens automatizadas para o e-mail dos leads. De qualquer forma, o intuito final é sempre conduzir o cliente para a etapa seguinte do funil de vendas, que é concluir uma negociação.
Segundo um estudo realizada pela Rock Content em 2018 sobre o uso do e-mail marketing: cerca de 76,7% das empresas entrevistadas adotam essa ferramenta e a consideram como uma estratégia valiosa.
Se a sua imobiliária ainda não utiliza o e-mail marketing, vou listar alguns motivos para você repensar essa ação:
- com essa ferramenta, você consegue aumentar o tráfego de clientes em seu site;
- alavancar o número de vendas da sua empresa;
- através do e-mail marketing também é possível estreitar o relacionamento com seus clientes;
- consegue alcançar diversos públicos e tem menos custo do que outras formas de publicidade.
O teor do conteúdo vai depender do seu objetivo e da sua base de contato, mas existem alguns tipos de campanhas que sua imobiliária pode realizar utilizando e-mails, como:
- newsletter: trata-se de um e-mail informativo e periódico. A partir dela, você poderá manter uma boa relação com o seu cliente, atualizando-o com assuntos que o interessam;
- e-mails promocionais: através dele é possível oferecer uma oferta de produto para o seu cliente;
- e-mail para cliente inativo: é enviado aquele cliente que por algum motivo deixou de comprar, mas ainda tem algum tipo de contato com o seu negócio.
Para aumentar as possibilidades de sucesso, o conteúdo enviado pode conter técnicas de persuasão e gatilhos mentais. Por isso, capriche no título e no texto! É necessário que a imobiliária se destaque e consiga despertar o interesse do lead.
3. Redes sociais
As redes sociais são ótimos canais para melhorar o relacionamento com os leads interessados em adquirir ou alugar imóveis — e, então, buscar a conversão.
Plataformas como o Facebook e LinkedIn são acessadas diariamente por milhares de pessoas — o cenário ideal para a imobiliária interagir com o público-alvo e ganhar visibilidade. O Instagram, por exemplo, tem cerca de 45 milhões de usuários só no Brasil, número que cresce a cada dia. Se sua imobiliária não está presente em pelo menos uma delas, fique atento.
Segundo especialistas, as redes sociais tem sido cada vez mais um meio poderoso para estratégias de marketing e geração de negócios. E, presentes nelas existem vários grupos que reúnem pessoas interessadas em negociações de imóveis,por exemplo. Marque presença nesses ambientes!
Crie uma página nessas redes sociais e priorize a postagem de publicações de conteúdos com qualidade (marketing de conteúdo, se lembra?). Você também pode divulgar fotos, vídeos e características dos imóveis que estão disponíveis.
Além disso, você deve estabelecer um engajamento consistente com o público — curtir e responder comentários dos seguidores, responder dúvidas, postar stories diários, entre outras estratégias.
Bônus: CRM
Para fechar com chave de ouro, vamos trazer um bônus para você!
O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gestão que otimiza o relacionamento com os clientes. Além disso, esse recurso pode ser decisivo para aumentar a conversão de leads.
Afinal, o sistema apresenta informações centralizadas sobre os clientes, como:
- a etapa do funil em que eles se encontram;
- preferências;
- objeções;
- comportamento, etc.
A partir daí, fica mais fácil planejar as melhores abordagens para conquistar o lead. Isso tudo facilita o trabalho e os processos das imobiliária, de uma maneira geral.
As estratégias acima são ótimas ferramentas de marketing digital. Elas fornecem as condições necessárias para que seja possível organizar e aumentar o número de conversão de leads para imobiliárias. Desse modo, auxilia sua empresa a passar na frente da concorrência, aumentar as vendas e conseguir destaque no mercado imobiliário.
Quer saber como colocar essas estratégias em prática? #VemComAGente
Entre em contato aqui pelo site ou WhatsApp ou Instagram
O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário.
Um comentário sobre “3 ferramentas para aumentar a conversão de leads nas imobiliárias”
Great post. I am facing a couple of these problems.