Um levantamento do Adaction – veículo de comunicação especializado em ações de mídia digital – publicado no Jornal Valor Econômico apontou que o marketing de performance, estratégia do meio digital focada na conquista de melhores resultados por meio do uso de dados, já consome, em média, R$ 8 milhões ao mês das verbas dos bancos tradicionais brasileiros. Até 2023, mais de 50% dos orçamentos em publicidade devem ser alocados para o ambiente online. Enquanto mercados mais maduros já estão consolidados, o Brasil ainda tem um espaço considerável para crescer tanto em acesso como nas mídias.
O País já é o sétimo mercado do mundo em marketing digital e deve fechar o ano movimentando algo perto de US$ 18 bilhões nessas plataformas, mesmo com o impacto da pandemia no Covid-19. Inclusive, migrar suas operações para o mundo digital, que já era crucial para a sobrevivência dos negócios, agora é a melhor alternativa para manter as vendas ativas no período de isolamento social.
Isolamento favorece a WEB
Na visão do diretor de Operações da agência Google Premier Digmax Brasil, Danilo Jacomel, as restrições da pandemia fazem com que as pessoas mudem sua forma de consumir. “O isolamento favorece a audiência na internet e os negócios precisam sobreviver à crise, marcar presença onde a audiência está é fundamental”, afirma o especialista.
Além disso, por conta dos decretos restritivos, muitas ações de marketing como eventos, panfletagens, outdoor, TV indoor, deixaram de fazer sentido. “Diferente da TV e do rádio, a internet permite investimentos baixos para pequenos negócios e comércio local, além de uma vasta capacidade de segmentação do público. E o melhor de tudo, o anunciante só paga quando um usuário de fato se interessa pelo seu anúncio”, complementa Jacomel.
Segundo previsão da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a economia brasileira poderá ter contração de 4,4% em 2020, com riscos de a atividade ainda sentir efeitos negativos “significativos” até 2023. Com esse efeito, diversos empresários estão pressionando o governo para sair do processo de isolamento, mas medida pode ser tão danosa economicamente quanto a metodologia em vigor. “Os momentos de crise nos impulsionam a promover mudanças nos negócios e selecionam os melhores empresários. Certamente o consumidor e a economia não serão os mesmo após a crise. E os negócios que conseguirem fazer os ajustes e se adaptar para passar por esses momentos turbulentos, terão um terreno fértil para explorar, um novo mercado com sede de crescimento. Rumo à quinta onda econômica”, explica Danilo.
A Digmax é uma das maiores agências de marketing digital da América Latina, a empresa tem o selo Google Partner Premier, a mais alta classificação de parceiros de negócios, a empresa também é certificada pelo Facebook e Waze e possui uma média de faturamento anual na ordem de R$10 milhões de reais, divididos em seu leque de serviços de gestão técnico-estratégica de campanhas de veiculação no Google e Facebook Ads, customização de sites, landing pages e lojas virtuais. “O marketing digital tem potencial para ajudar qualquer tipo de negócio, de qualquer ramo de atividade e qualquer região. Todos estão conectados com o dispositivo na palma da mão, e o grande espectro de possibilidades de conectar a sua oferta com a demanda existente”, conclui o especialista, complementando que em períodos de crise, o empresário precisa monitorar o uso da verba e priorizar o retorno em curto prazo.
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2 comentários sobre “Especialista afirma que Marketing Digital é saída para crise econômica”
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