Empreendedorismo online: saiba como se preparar

A internet facilitou bastante a concretização de um desejo de muitos e muitos brasileiros: o empreendedorismo. Com uma plataforma de e-commerce, por exemplo, muitos profissionais deixam de simplesmente sonhar com a independência financeira para viver essa realidade. Mas o caminho até esse ponto não é feito só de retas, viu? Para não derrapar nas curvas do percurso, portanto, é essencial atentar para alguns passos.

Antes de efetivamente empreender no universo online, você deve ter consciência da importância de se preparar para esse novo desafio. Afinal, ainda que apresente diferenças específicas em relação à loja física, a loja virtual também demanda uma gestão adequada. Lembre-se: a internet não torna seu negócio menos profissional!

A verdade é que, independentemente do canal escolhido, para abrir um negócio é preciso ter alguns cuidados e fazer um preparo prévio, o que proporciona mais segurança, além de estabilidade para o profissional. Pensando nisso, resolvemos trazer para o post de hoje 7 atitudes importantes para você que quer se preparar para o empreendedorismo online. Fique de olho!

Acompanhe as tendências do segmento

O primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso na internet é conhecer e acompanhar as tendências relacionadas ao segmento em que você pretende ingressar. Pode acreditar: quanto mais consciência o lojista tiver desses fatos, mais oportunidades de negócio conseguirá gerar.

Ao atuar com uma plataforma de e-commerce, por exemplo, as técnicas de upsell e cross-sell, usadas com o objetivo de aumentar o ticket médio das compras, devem ser consideradas. Outra tendência do e-commerce consiste em aumentar os itens do carrinho de compras para alcançar o valor necessário a fim de conquistar gratuidade no frete, por exemplo, prática aceita pela maioria dos consumidores.

Além das tendências do comércio eletrônico em si, também é importante pensar naquelas relacionadas ao nicho de atuação, como garantias estendidas para quem atua com bens duráveis, por exemplo. Não se esqueça que cada nicho possui especificidades já consolidadas, sendo importante conhecer essas particularidades antes de optar por um segmento para avaliar como poderá integrá-las à estratégia da loja virtual.

Conheça fundamentos de administração

O profissional que deseja empreender online não precisa ter se formado em Administração, por exemplo. Mas é importante sim conhecer ao menos alguns fundamentos da área para conseguir lidar melhor com os processos de compra e venda do negócio. Que tal recorrer ao SEBRAE? A entidade oferece cursos gratuitos para novos empreendedores justamente com o objetivo de proporcionar conhecimentos básicos de gestão, permitindo que o profissional se estabilize no mercado. Entre os conhecimentos necessários estão:

  • noções burocráticas — como emissão de notas fiscais;
  • legislação referente ao e-commerce;
  • controle e manutenção de estoque;
  • definição de preços e margem de lucro;
  • realização de promoções e descontos;
  • definição de logística.

Esses conhecimentos permitem que o lojista dê início ao empreendimento online com muito mais segurança, além de garantir o planejamento necessário para não decepcionar os clientes nas primeiras vendas, por exemplo.

Garanta vantagem competitiva com a tecnologia

Principalmente quando o profissional pretende alocar o novo negócio na internet, é essencial conhecer as novas tecnologias disponíveis para alcançar vantagens competitivas. No caso de uma plataforma de e-commerce, são diversos os recursos tecnológicos que podem melhorar o desempenho inicial da loja virtual, como:

  • marketplace: a integração da loja virtual com um marketplace permite que os produtos da marca estejam disponíveis também em grandes sites de vendas, aumentando a visibilidade e, claro, o número de vendas;
  • ferramentas de gestão: as ferramentas de gestão oferecem automação e controle dos processos referentes à loja virtual, evitando que a equipe tenha que realizar tais tarefas manualmente — estamos falando de confirmação de pagamento, baixa no estoque, emissão de nota fiscal e muito mais;
  • CRM: o Customer Relationship Management é um software de gestão do relacionamento com o cliente que possibilita manter o público do banco de dados ativo, incentivando novas compras.

Todas essas (e tantas outras) ferramentas e tendências facilitam a gestão do e-commerce e garantem ao profissional mais praticidade na realização dos processos referentes ao negócio. Com isso, sobra tempo para lidar adequadamente com questões estratégicas e competitivas!

Estude o contexto mercadológico

Para que seja possível alcançar diferenciais competitivos, o empreendedor deve conhecer a concorrência, certo? Pois uma parte importante do empreendedorismo online consiste justamente em se dedicar ao estudo dos concorrentes e do contexto mercadológico. Esse cuidado garante que o profissional tenha consciência sobre possíveis riscos e possa mapear as oportunidades de crescimento do negócio, evitando imprevistos no futuro que possam resultar em perdas financeiras ou insatisfação dos clientes.

Para tanto, o novo empreendedor pode optar por uma pesquisa de benchmarking, que permite identificar os principais concorrentes, mapeando seus pontos fortes e fracos, além de encontrar diferenciais de atuação para seu próprio negócio a partir dessas brechas.

Faça um planejamento financeiro

Um dos grandes benefícios do empreendedorismo online é que o profissional pode manter um trabalho formal, enquanto o e-commerce proporciona uma renda extra. E isso vale ainda que o objetivo seja eventualmente alcançar uma independência profissional graças à loja virtual. Para que o negócio dê certo, entretanto, o lojista deve contar com um minucioso planejamento financeiro.

Não existe um valor exato que deve ser guardado. O importante é que o empreendedor considere o capital de giro da empresa e as despesas pessoais de um determinado período. Assim, quando chegar o momento de conquistar a tão sonhada independência, não existirá nenhuma inviabilidade econômica.

Diversifique as fontes de informação

Para se tornar um empresário online, o profissional deve se manter constantemente informado sobre o mercado, as tendências, as novas tecnologias, os processos de gestão e até sobre experiências profissionais alheias. O importante é não só não ficar para trás, mas de preferência passar à frente da concorrência!

Além de ficar informado, é fundamental que o empreendedor diversifique suas fontes de informação. Já pensou que sua revista de negócios favorita nem sempre vai trazer novidades sobre aplicativos ou uma nova técnica de venda online? Portanto, o profissional deve buscar informações em canais variados, sejam institutos, jornais, revistas, empresas especializadas ou o que achar melhor.

Encontre seus primeiros clientes

Por fim, para se preparar para abrir um negócio online, o empreendedor deve se perguntar onde estão seus clientes e como alcançá-los. Diferentemente de empresas físicas, que permitem atrair consumidores ali das proximidades, na internet é necessário pensar na divulgação antes de sequer engatinhar.

O marketing digital, por exemplo, explora diversas oportunidades, como redes sociais, site, conteúdo, e-mail, links patrocinados e outros. O marketplace também é uma ótima opção para quem pretende entrar no cenário digital já com um leque de potenciais clientes.

Ao optar pelo empreendedorismo online já com essas questões em mente, o profissional garante a segurança financeira do negócio, além de poder desenvolver planos de crescimento condizentes com a realidade do empreendimento. Pronto para esse desafio?

Antes de partir para a preparação, no entanto, deixe um comentário aqui e nos conte: que atitudes você considera indispensáveis para um perfil empreendedor?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *