Trabalhar com home office é o sonho de consumo de muitos e por conta da pandemia de Coronavírus, muitos estão investindo no famoso home office hoje em dia.
Imagina só: trabalhar de pijama, no horário em que bem entender, sem ninguém fiscalizando se você está dando uma olhadinha nas redes sociais…
Mas espera aí um pouquinho: se essa é sua ideia de como funciona trabalho em home office, você está redondamente enganado.
Falo isso com conhecimento de causa: eu trabalho em home office tem um pouco mais de um ano e a minha realidade está bem longe dessa descrita no parágrafo anterior.
A verdade é que a única diferença entre trabalhar em casa ou em um escritório, por exemplo, é o local onde você trabalha. Os compromissos, as obrigações, o comprometimento é (deve ser) o mesmo.
Talvez até seja necessária maior dedicação e disciplina, pois não há ninguém te controlando, nenhum chefe pegando no seu pé. Você é o único responsável por garantir que o seu trabalho está sendo realizado.
Claro que home office tem inúmeras vantagens: rotina flexível, maior liberdade com o horários, evitar perder tempo com deslocamento no trânsito, dentre várias outras. Por outro lado, é preciso ter muito mais foco, planejamento, organização e disciplina.
Desde que eu comecei a trabalhar dessa forma já mudei meu modo de trabalho algumas vezes, sempre buscando um jeito de produzir mais e melhorar o rendimento, porém sem perder os benefícios que o home office proporciona.
Nesse post eu reuni uma série de dicas de como fazer o seu trabalho em home office funcionar da maneira certa. São coisas que eu faço no meu dia a dia combinadas com ideias que eu li por aí.
Planejamento é fundamental
O primeiro passo para quem quer trabalhar com home office é entender que a responsabilidade de fazer tudo andar corretamente é sua. Não tem nenhum chefe te cobrando então você é que precisa se cobrar para não perder prazos e apresentar um trabalho de qualidade.
Para isso é fundamental planejar como será o seu dia trabalho: vai seguir o tradicional horário comercial? Prefere acordar mais tarde e trabalhar até mais tarde? Ou ter a tarde livre e trabalhar pela manhã e à noite? Uma vantagem do trabalho em home office é essa: você trabalha no horário que preferir. Mas precisa se certificar que trabalhará o suficiente para atender seus clientes, cumprir suas demandas e honrar todos os seus compromissos.
Então, na hora de planejar sua semana de trabalho aja da mesma forma que faria se estivesse trabalhando em um escritório. Contabilize quantas horas de trabalho fará durante a semana, liste todos os prazos, anote os compromissos e as tarefas e distribua tudo isso ao longo dos dias.
O planejamento aqui é igual ao planejamento de qualquer semana comum de trabalho. Mas em se tratando de home office ele é ainda mais importante para que você não se perca com relação as suas atividades.
Crie uma rotina de trabalho
Ter um planejamento está diretamente relacionado a criar uma rotina. Não pense que por estar trabalhando em casa você pode fazer tudo de qualquer jeito: acordar cada dia em um horário, deixar de trabalhar para fazer outras coisas. Mais uma vez eu repito: você só mudou o local de trabalho. A seriedade com que você encara as suas obrigações profissionais deve ser a mesma.
Manter uma postura profissional é essencial para se manter produtivo. Você deve ter bem claro em sua mente que em horário de trabalho você precisa trabalhar e não ficar arrumando a casa, assistindo séries, conversando com alguém, brincando com o cachorro. Claro que existe uma flexibilidade que te permite “abrir mão” de algumas horas ou mesmo de um dia todo de trabalho. Mas isso deve ser a exceção e não a regra.
Para ajudar, procure agir do mesmo modo que você faria se precisasse sair de casa para trabalhar. Arrume a cama, tome café, troque de roupa (por favor, não trabalhe de pijama!). Não precisa se vestir socialmente, mas vestir uma roupa mais arrumadinha ajuda a mente a entrar no mindset apropriado, a assumir uma postura de trabalho. Parece bobagem, mas eu vi na prática que isso faz diferença.
Para aproveitar ao máximo possível a flexibilidade possibilitada pelo home office planeje sua rotina aproveitando seus picos de produtividade, aqueles momentos em que você tem mais energia e disposição. Isso é importante porque o horário em que você conseguirá render mais no seu trabalho é justamente quando está com mais energia e maior facilidade de concentração.
Esse conceito é algo que me ajuda a ser muito mais produtivo hoje do que quando eu trabalhava em um escritório no tradicional horário comercial. O meu cronotipo é lobo, ou seja, sou uma pessoa noturna, tenho mais energia no final da tarde e a noite. Minhas manhãs são quase inúteis em termos de disposição e foco. Por isso, escolhi trabalhar durante a tarde e a noite e deixo as manhãs para acordar um pouco mais tarde e resolver assuntos pessoais. E assim eu rendo muito mais e meu trabalho tem inclusive mais qualidade. Em alguns dias até consigo trabalhar menos do que as tradicionais 8 horas. Isso só reforça algo que eu repito sempre: produtividade não é estar ocupado, é alcançar resultados. Se eu consigo atender todas as minhas demandas e compromissos e realizar todas as minhas tarefas sem precisar acordar cedo pra isso, ou trabalhando menos do que 8 horas, por que eu não faria? Trabalho não precisa (e nem deveria) ser sacrifício.
Cuide do seu ambiente de trabalho
Outro ponto importante para manter a mentalidade adequada e ser produtivo é criar um ambiente de trabalho adequado. O ideal seria ter um cômodo só para isso, com tudo o que você usa em um dia de trabalho reunido e sem interferências externas, como o barulho de outras pessoas se locomovendo pela casa, por exemplo.
Se não for possível, tudo bem. Mas ainda assim, defina um local específico para trabalhar todos os dias. Nem que seja uma mesa e uma cadeira em um cantinho. Isso ajuda a sair da mentalidade “em casa” para a mentalidade “no trabalho”, nem que seja apenas se deslocando do quarto para a sala.
Também é importante manter o ambiente de trabalho funcional, confortável, limpo e organizado. Tenha uma cadeira confortável. Use uma boa mesa. Tenha iluminação adequada. São detalhes que, se esquecidos, acabam prejudicando o seu rendimento. Preze sempre pelo seu conforto e, claro, mantenha tudo em ordem (se quiser, tem um post aqui com dicas para manter o seu ambiente de trabalho organizado).
Controle suas distrações
Se em um ambiente tradicional de trabalho as distrações são muitas, em home office elas se multiplicam, bem como aumenta a facilidade com que elas surgem e a dificuldade em resistir a elas.
Por isso, tome providências para limitar ao máximo essas distrações. Cuidado com as redes sociais (use extensões de navegadores que permitem bloqueá-las se for preciso). Estabeleça horários definidos para checar os e-mails. Mantenha o celular longe ou ao menos desabilite as notificações.
Talvez a distração mais comum quando se fala em home office seja a constante interrupção por membros da família que não compreendem que, mesmo estando em casa, você está em horário de trabalho e, portanto, não deve ser perturbado. É disso que fala a próxima a dica.
Defina limites
Acredito que uma das maiores dificuldade de quem começa a praticar o home office seja orientar quem divide a casa com você sobre como isso funciona. Não é incomum as pessoas pensarem que, por você estar em casa, está disponível a qualquer momento. Elas tendem a te interromper o tempo todo para pedir coisas ou simplesmente conversar.
Nesse caso, cabe a você explicar que você está em horário de trabalho. Explique que o fato de você está em casa não quer dizer que não está ocupado. Diga a pessoa que antes de interromper para qualquer coisa pense o que ela faria se você estivesse não estivesse ali e sim trabalhando fora. Se a resposta for que não faria nada ou esperaria você chegar em casa para conversar, então ela sabe que não deve te interromper naquele momento.
No começo pode ser difícil, mas nada que uma boa conversa e o costume não resolvam. Informe qual o seu horário de trabalho e diga que nesse período você não quer ser interrompido pois está se dedicando as suas atividades profissionais. Claro que quando você faz uma pausa para tomar um café por exemplo, não há problema nenhum em uma conversa rápida. Mas deixe claro que a pausa é curta e em poucos minutos você voltará ao trabalho. Uma porta fechada ou um fone de ouvido também podem ser sinais de que você não está disponível.
Faça pausas
É muito importante fazer pausas, pequenos intervalos de descanso entre nossas tarefas. Quando trabalhamos com home office isso não seria diferente. Inclusive, temos que tomar o cuidado extra de não emendar horas de trabalho só porque não temos uma horário para chegar e para sair. Quando comecei a trabalhar com home office era comum trabalhar durante a tarde e até a noite de forma ininterrupta e estar tão cansada no dia seguinte que o trabalho não fluía: meu rendimento ficava muito baixo e eu tinha dificuldades para me manter concentrado.
Outra vez entra o que eu falei antes de planejamento e de criar uma rotina. É muito importante estabelecer qual será seu horário de trabalho. Quando você vai começar e, inclusive, quando vai encerrar o expediente. Eu geralmente começo a trabalhar sempre no mesmo horário mas admito que ainda tenho um pouco de de dificuldade em parar no horário estabelecido. Então, esta é uma dica que eu preciso me esforçar um pouco mais para colocar em prática.
Como eu disse: para aproveitar todos os benefícios que trabalhar em home office proporciona é fundamental encarar a ideia com a seriedade que ela requer e entender que você apenas mudou seu local de trabalho e, portanto, tem maior liberdade e flexibilidade. Afora isso, você precisa cumprir seus prazos e suas obrigações da mesma forma. Precisa entregar aos seus clientes um trabalho de qualidade e dentro do cronograma. Precisa alcançar resultados para garantir a sua renda.
Você que trabalha ou que começou agora trabalhar com home office, o que achou das dicas? Já as utiliza no seu dia a dia? Tem alguma outra dica para dar? E se você não trabalha desse forma, o que acha do assunto? Tem vontade de trabalhar assim? Deixe seu comentário!
2 comentários sobre “Home office: como se manter produtivo”
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